Globalização

Ultimamente andei estudando bastante sobre globalização na faculdade, seus aspectos positivos e negativos principalmente.

É uma coisa que tá aí, bem perto da gente, e muita vezes não nos damos conta da imensa influência dela nas nossas vidas. A evolução dos meios de comunicação nos permite contato instantâneo com pessoas que muitas vezes estão bem distantes; quem não tem um celular hoje em dia?! O encurtamento das distâncias com meios de transportes cada vez mais velozes,  a velocidade  com que a informação nos chega é impressionante! Acontece algo do outro lado do planeta e logo já estamos sabendo.

É, mas nem tudo são flores, claro. Nos induzem ao consumo, nós consumimos, aumenta a quantidade de lixo, aumenta a destruição da natureza.

Foto by Alexandra
                                                                                 Foto de Alexandra Barros

Aqueles que não podem consumir ficam excluídos, a desigualdade faz aumentar a pobreza dos pobres e a riqueza dos ricos. A massificação destrói costumes e culturas diferentes e faz com que tudo se converta numa mesma coisa, normalmente pouco criativa e muito automática.

É preciso pensar onde cada um de nós se insere neste todo, e o que podemos fazer para minimizar as efeitos negativos e aproveitar bem o que é positivo neste fenômeno que atinge o mundo todo.

Anúncios

2 comentários em “Globalização

Comente!

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s