O que eu penso sobre as “receitas prontas” para viver

Resolvi escrever sobre uma coisa que percebi a pouco que me incomoda: os “manuais”, as frases que dizem como ser, ou o que fazer.

Ainda não parei pra pensar direito nisso, mas resolvi ir escrevendo e descobrindo…

Tenho visto coisas do tipo: “A vida é muito curta para…” ou “1458293823 passos para ser feliz”, etc.

E acho que por estar numa fase de compreender e aceitar as diferenças, tenho recusado as “receitas prontas”.

Porque receitas prontas podem até funcionar em alguns casos, mas não em outros!

E aí algumas pessoas podem tentar alcançar algo através delas, e não conseguindo, se frustram!

Porque a magia da felicidade, da plenitude, está tanto na busca, e não só no resultado final!

E se sua busca se baseia numa experiência de outro, há muita chance disso não funcionar pra você!

E se sua vida é muito curta para perder as baladas, a minha pode ser muito curta para perder uma noite em casa com os amigos.

E pra outra pessoa pode ser muito curta para viver em São Paulo, e pra outra para viver na cidadezinha do interior.

Entende?  Essa coisa de sermos tão diferentes?

É nesse ponto que eu quero chegar!

Quero dizer que cada um tendo sua vida, suas complexidades, facilidades, dificuldades e características, tem maneiras mil de lidar com tudo isso e seguir em frente! São tantas as possibilidades de curtir a vida, de ser feliz, que acho muito pouco limitar isso a frases feitas por um só alguém!

Viva à multiplicidade! Viva às diferenças!

5 comentários em “O que eu penso sobre as “receitas prontas” para viver

  1. Olívia, que legal essa “cutucada” que você deu nos viciados em provérbios e chavões. Só para brincar um pouco, um dia desses eu estava viajando e vi escrito na traseira de um caminhão da cidade de Laranjal Paulista: ” Mulher é como laranja, em todo lugar se arranja”. Até ultrapassei o caminhão para ver o “poeta” estradeiro, kkk!
    Ainda que mal exemplificando, isso é de uma ótica exageradamente machista. No entanto tem que ache engraçado e talvez o poeta do volante tenha feito isso para descontrair quem espera para ultrapassá-lo, não é?
    Da mesma forma vi um dia desses a entrevista de um médico que assim que se formou foi destacado para estudar e pesquisar o genoma (famoso DNA). Como a entrevista dele era para leigos, explicou em palavras que a gente entendia com facilidade. Numa certa altura ele disse que o que mais chamou sua atenção no estudo do DNA é que ele pode ter a certeza que não existem duas pessoas iguais. Citou que um câncer de estomago de uma pessoa não pode ser tratado da mesma forma que em outra pessoa. Cada pessoa tem uma manifestação particular e assim acontece com tudo. Portanto, receitas prontas muitas vezes atrapalham o bom funcionamento das nossas vidas. Cada um tem um modo de resolver suas “minhocas” da cabeça, não é?
    Conforme citou a auto-ajuda, a Ludi, acho que vale como opinião e dica, mas o problema tem que ser resolvido pela gente mesmo.
    Nossa! Me empolguei e escrevi demais. Enfim…
    Beijo,
    Manoel

    Curtir

    1. Nossa, essas frases de caminhão seeempre surpreendendo hein! kkkk
      É verdade, auto-ajuda (que no fim não é exatamente auto, né?) e as tais receitas prontas podem até ajudar, mas só nós mesmos somos capazes de resolver as coisas em nossas próprias vidas, já que cada um é cada um e não há ninguém igual!

      beijo
      (e não se preocupe em escrever demais ou de menos!)

      Curtir

  2. Muito bom (:
    Penso exatamente da mesma forma… Até fico me perguntando porque de os livros de auto-ajuda se chamarem de “auto-ajuda”… Afinal, se a pessoa teve que comprar um livro com uma “receita pronta”, a ajuda não partiu de si mesmo, não é verdade?!
    Beijos!

    Curtir

Comente!

