Vamos Falar Sobre: Justiça

Falar de JUSTIÇA é muito complicado. Especialmente se considerarmos que é um conceito que pode divergir de pessoa pra pessoa, afinal pode ser subjetivo, ainda que muitos concordem com seu significado em certos casos. Mas sim, cada caso é um caso, e nesses tantos a ideia/conceito pode se orientar por pontos de vista divergentes.

Vale lembrar que o intuito dessa categoria não é trazer definições científicas/teóricas sobre os temas, mas sim abrir um espaço pra que eu e vocês (através dos comentários) possamos dizer o que pensamos dos assuntos abordados.

Nesse post em especial, quero falar sobre o que penso de justiça principalmente em relação aos últimos acontecimentos de manifestações pelo Brasil, conforme disse que iria fazer no último post.

Justiça, ao meu ver, é ter os direitos garantidos. A constituição “diz” que diversos direitos devem ser assegurados, mas muitos deles não são.

E quando se fala em algo PÚBLICO? Público deveria ser do povo, para o povo, para TODOS. Mas por fim, como no transporte “público”, algumas pessoas não tem acesso, pois há um preço à pagar. Um preço que sobe, sem que suba a qualidade do serviço. Mas tá, todo mundo tem acesso à escola e hospitais… que bom, né! NÃO, não está bom! Muitos hospitais em situação precária, e o ensino então… professores sem reconhecimento, passando por situações de violência dentro da sala de aula, entre tantas outras coisas.

E pra quem ainda não “caiu na real“, nós pagamos IMPOSTOS muito altos, que deveriam garantir esses serviços “públicos” a todos e com qualidade. No fim das contas, é sobre INJUSTIÇA.

Não me parece justa a situação em que a maior parte da população brasileira se encontra hoje. E não, não tô falando de mim, eu tô muuuuito bem perto de muita gente! Eu tenho acesso à internet, à informação, à educação pública (porque tive educação privada que me proporcionou isso!), à plano de saúde… Sou atingida pelos problemas de transporte público poucas vezes por semana… Mas penso nas milhares de pessoas que pegam ônibus, metrô e trem lotados todo santo dia pra ir trabalhar, pra ganhar um salário mínimo (mínimo de pequeno mesmo!), depender do SUS e só ter acesso à informação através da TV, que, como sabemos, algumas vezes manipula as informações.

Então, o que posso dizer que tenho visto no Brasil, é uma imensa injustiça, uma desigualdade que permite aos governantes certos luxos, enquanto um trabalhador tem que “se virar” com um salário mínimo. E isso é realmente triste!

Fica portanto a proposta de reflexão, já que estamos num momento de “acordar” para a realidade do país e lutar por melhorias!

Anúncios

2 comentários em “Vamos Falar Sobre: Justiça

Comente!

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s