Oficina de Teatro!

teatro

Sempre me interessei por teatro. Lembro de gostar de estudar as modalidades na época da escola (não que eu ainda lembre de alguma coisa!) e de curtir assistir peças, é claro!

O ano passado, morando em São Paulo, foi bem mais fácil ter acesso e pude assistir a peças incríveis, principalmente no CCBB.

Em 2008 comecei um curso de teatro em Pouso Alegre, onde morei por um semestre. Mas pra variar eu me mudei de cidade, e não consegui concluir pois era um curso de 2 anos.

Agora, aqui em Dourados, entrei em uma oficina de teatro oferecida pela UFGD, onde faço o mestrado. Estou bem animada com a retomada de algo que gosto tanto. Assim, resolvi compartilhar aqui algumas coisas que estou aprendendo por lá!

Eis o resumo do que rolou na primeira aula:

  • Dinâmicas para aprender os nomes uns dos outros;
  • Exercitar a atenção/fazer várias coisas ao mesmo tempo: atividades com objetos, que exigem pensar e agir rápido;
  • Apropriação do espaço: andar pela sala com diferentes ritmos;
  • “Motor ligado”: parar mas ficar pronto para se movimentar novamente;
  • Aberto e fechado para o mundo: posturas que podemos tomar diante do mundo/grupo;
  • Posição do ator: braços soltos, joelhos levemente dobrados, facilita pra fazer qualquer movimento;
  • Improvisação: montar cenas sugeridas.

Tentei deixar bem resumido pra não ficar um texto enorme e cansativo, mas é claro que tudo isso foi feito de uma forma bem trabalhada e no tempo necessário para que pudéssemos apreender o que era importante em cada etapa.

Bom, foi a primeira aula então não tenho muito embasamento pra explicar muita coisa… Mas se tiverem dúvidas perguntem que farei o possível para esclarecer!

Espero trazer mais coisas no decorrer das aulas, tomara que vocês gostem!

Beijos!

13 comentários em “Oficina de Teatro!

  1. Ai que legal! Quando eu era mais nova já fiz um pouco de teatro. Eu era muito tímida e depois disso eu melhorei um pouquinho. Sinto saudades e espero um dia continuar também! ;)

    Curtir

  2. Que delícia Olivia. Nada melhor resgatar as atividades que gostamos.
    E pelo jeito você gosta muito! Quem sabe não surja uma nova Fernanda Montenegro, hein? =)
    Beijos.

    Curtir

    1. Ana, muita gente busca as oficinas exatamente por serem tímidos e buscarem ali algo pra mudar isso… Nosso grupo mesmo é bem variado, tem super descontraídos, super tímidos, gente de todas idades, que fazem diferentes atividades, enfim, uma mistura bem louca que no fim dá certo, pois nessa troca entre “diferentes” aprendemos muito!

      Espero que um dia você possa viver isso, recomendo viu! :)

      Beijo!

      Curtir

  3. Oi, Olívia! Tudo bem? Eu também já fiz teatro e fazia vários desses exercícios mencionados por você! As aulas mexem muito com a gente fisicamente e emocionalmente. Aprendemos muito a nos colocarmos no lugar do outro, a trabalhar em equipe, é muito bom para a alma! Beijo e tudo de bom para você!

    Curtir

    1. Com certeza mexem com a gente em muitos aspectos! E nos ajudam a crescer como seres humanos melhores!

      Obrigada, tudo de bom pra você também!
      Beijo

      Curtir

Comente!

