Risoto de Rúcula e Tomate Seco

Gente, eu a-do-ro risoto! E me dei conta de que não tinha postado nenhuma receita dessa delícia por aqui :o
Descobri essa maravilha culinária não tem muito tempo, mas desde então sempre acaba salvando meus jantares quando quero sujar apenas uma panela e fazer algo bem gostoso :)
Às vezes eu não sigo as regras certinhas para um bom risoto (desculpa mundo!) mas fica bom mesmo assim (chupa mundo!) então vou passar a receita do jeitinho que eu fiz, mas não deixarei de mencionar essa receita que foi a que me inspirou e que sim, tem todos os passos e ingredientes para um bom risoto ^^
Ah, é bom lembrar também que eu reduzi as quantidades pois fiz só pra mim!
risoto rúcula tomate seco

 

Risoto de Rúcula e Tomate Seco

Ingredientes
  • 1 xícara (chá)  de arroz arbóreo (não muito cheia)
  • 1 xícara (chá) de rúcula (corte as folhas se estiverem muito grandes)
  • 1/3 xícara (chá) de tomate seco picado
  • 1/3 xícara (chá) de vinho branco (usei o suave, era o que tinha!)
  • 1 dente de alho picado
  • 1 colher (sopa) de azeite de oliva
  • 1 colher (sopa) de manteiga
  • Água fervente (eu não sei dizer exatamente quanto usei, pois costumo ir provando o risoto até atingir o cozimento que gosto – outra coisa, é bem interessante usar caldos dissolvidos nessa água, mas eu não tinha mesmo! hahaha)
  • Sal a gosto
Preparo
  1. Refogue o alho no azeite e acrescente o arroz arbóreo.
  2. Mexa até dourar, adicione o vinho e deixe evaporar, mexendo sempre.
  3. Cozinhe, aos poucos, acrescentando a água sempre que necessário.
  4. Quando estiver quase no ponto, acrescente o tomate seco e misture.
  5. Desligue o fogo quando o arroz estiver cozido, acrescente  a manteiga e misture bem.
  6. Junte a rúcula, misture e deixe descansar um pouco antes de servir.
Você pode servir com rúcula fresca, como fiz, e pode também colocar queijo parmesão ralado.
Acho que diversos tipos de queijo podem ir bem com essa receita inclusive! Vi receitas com mussarela, parmesão, brie e outros, vale a pena testar!
Espero que tenham gostado da receita, e, claro, me contem se fizerem!
Beijos!
3 comentários em “Risoto de Rúcula e Tomate Seco

  1. oi, Olivia, que blog delicioso, e também gostei do jeito que se descreveu. Te convido a conhecer o meu blog, http://www.sigavalemais.com.br. De vez em quando a gente publica delícias. E já tem alguns posts sobre coalhada seca e marmita para a gente levar a comida que a gente faz prá lá e prá cá!! Te espero lá! BEIJO!

    Curtir

Comente!

