Doação de Cabelo (+ Entrevistas!)

doação de cabelo

Hoje resolvi falar sobre doação de cabelo, um assunto que podemos dizer que está na “moda” e que acredito que seja uma ótima moda para durar pra sempre!

Confesso que fiz minha transição de cabelo longo pra curto aos poucos e na época não tinha conhecimento sobre a doação e não a fiz. Recentemente queria cortar mais curto de novo, e iria doar, mas meu cabelo não tinha o comprimento necessário. Fiquei um pouco chateada por não poder doar, mas resolvi que ao invés de lamentar ou me sentir mal por não ter esperado crescer mais, iria fazer um post aqui para compartilhar mais informações, histórias e possibilidades sobre este assunto! Quem sabe assim posso incentivar outras doações, seja de cabelo ou de outros tipos!

Vamos lá: a primeira coisa importante quando você decidir doar cabelo é procurar as instituições que recebem, bem como atentar para as exigências/especificações de cada uma delas, já que podem variar. Indicarei algumas e espero, é claro, que vocês me digam nos comentários as instituições que vocês conhecem caso não estejam listadas aqui. No nome de cada instituição tem o link para a página do Facebook ou site, onde creio que seja possível obter as informações necessárias para a doação.

SÃO PAULO

RIO DE JANEIRO

MINAS GERAIS

ESPÍRITO SANTO

RIO GRANDE DO SUL

PARANÁ

MATO GROSSO

PARÁ

BAHIA

De modo geral, as orientações para a doação de cabelo são as seguintes:

1. O cabelo deve estar limpo e seco.

2. É necessário cortar o cabelo já com um elástico, ou seja, amarre o elástico e corte acima dele para que o cabelo fique preso.

3. Coloque em uma embalagem plástica para evitar que fios caiam durante o envio.

Dúvidas frequentes:

  • Comprimento: verifique diretamente com a instituição, geralmente a partir de 15 centímetros.
  • Química: o cabelo pode ter química ou ser tingido.

Para inspirar ainda mais, resolvi fazer uma breve entrevista com duas amigas que fizeram a doação de cabelo!

Roberta (a Gringa, que vocês já viram por aqui antes!)

Blog Eis a Questão: Como foi a decisão de doar cabelo?

Roberta: Conheci a iniciativa pela internet, pessoas que faziam isso ganharam meu respeito desde então, uma pessoa mais próxima fez a doação e depois o meu irmão que sempre foi um exemplo pra mim, mas eu tinha um apego com o cabelão e um dia quando realizei um sonho da minha vida achei que podia ajudar uma pequena a se realizar também, o corte de cabelo não só melhorou minha vida, meu visual e ainda me deixou com aquela sensação melhor do mundo de poder fazer bem pra alguém…

 

BEA: Para qual instituição você doou?

R: Cabelegria.

 

BEA: Conte um pouco mais sobre a sua experiência!

R: Penso e agradeço todo dia pelo fato de ser uma pessoa privilegiada, muitas coisas e pessoas boas ao meu redor, penso também nas vidas que passam pela luta contra doenças que afetam a saúde e autoestima de tanta gente, poder ajudar alguém a se sentir melhor, é o mínimo que pude fazer!

 

BEA: Deixe um recado para aqueles que estão pensando em doar!

R: Pra mim foi libertador, adorei o resultado do corte e tenho certeza que alguém gostou muuuuiito mais corrente do bem, faz bem pra alguém e fará pra si mesmo!

Nathielli – antes e depois!

BEA: Como foi a decisão de doar cabelo?

Nathi: Eu sempre quis ter um cabelão e quando consegui não deixava cortar de jeito nenhum, mesmo que precisasse eu sempre pedia pra cabeleireira tirar só as pontas. Adorava os cortes curtos, mas era muito apegada ao cabelo longo, quando vi o projeto pelas redes sociais, resolvi me informar, lendo depoimentos e vendo vídeos, foi aí que tomei coragem.

 

BEA: Para qual instituição você doou?

N: Eu doei para a Cabelegria, pois o salão que cortei o cabelo tinha parceria, eles mesmos doaram pra mim.

 

BEA: Conte um pouco mais sobre a sua experiência!

N: Eu pesquisei muito sobre a Cabelegria e queria doar 10 cm, quando eu resolvi cortar eles não aceitavam mais esse tamanho, fiquei meio perdida porque não sabia de outra instituição na minha cidade. Então resolvi cortar mais, alguns centímetros não me fariam diferença, mas faria para uma criança, no fim eu doei 28 cm e estou muito mais leve e feliz.

 

BEA: Deixe um recado para aqueles que estão pensando em doar!

N: DESAPEGUE. Somos muito apegados a bens materiais e supérfluos. Imagina para uma criança perder o cabelo de uma hora para outra, vamos doar, afinal cabelo cresce e ajudar o próximo vai te fazer muito bem.

Meninas, agradeço de coração por terem topado participar contando suas experiências e ajudando a incentivar essa iniciativa maravilhosa que é a doação de cabelo. Obrigada ♡

Além de doar cabelos, é possível fazer outros tipos de doação para ajudar estas instituições!

Resolvi falar de uma da qual participei e achei bem interessante. Funciona como estes projetos de financiamento coletivo, onde você faz uma doação e recebe kits-presente de acordo com o valor doado! Acho que em muitos casos isso pode servir como um estímulo a mais, então vou divulgar aqui essa possibilidade também! A campanha chama Adote uma Peruca e é realizada pela Cabelegria.

Para colaborar ou obter informações acesse: http://www.kickante.com.br/cabelegria

Bom, espero que tenham gostado do post e que isso possa inspirar diversas formas de colaboração, seja doando cabelo, fazendo outros tipos de doações ou ajudando a divulgar a causa. Seja qual for o motivo da perda de cabelo, é possível imaginar o quão difícil é lidar com isso, mesmo porque costuma vir acompanhado de um trauma – como nos acidentes de motor – ou de um processo muito difícil, como a luta contra o câncer. Que possamos manter em nós a compaixão e o amor ao próximo e ajudar sempre mais!

Beijos!

17 comentários em “Doação de Cabelo (+ Entrevistas!)

  1. Só tenho a dizer: que post lindo, Oli! Que bela iniciativa escrever sobre isso e ao mesmo tempo incentivar pra essa ação tão bacana. Conheço várias pessoas que doaram, e inclusive uma amiga fez uma promessa que doaria caso passasse no mestrado (adivinha? sociologia… hehehe) e passou! Agora vai cortar antes da formatura e vai doar *_* Beijooos de amor Oli!!!

    Curtir

    1. Obrigadaaaa Kat *-*
      Nossa, que bacana a história da sua amiga! Hehehe! Independente da razão as doações são muito bem vindas, né?
      Tô muito feliz pela repercussão do post, podendo conhecer várias histórias :)
      Beijos!!!

      Curtido por 1 pessoa

  2. Oi Olivia!
    Eu tbm conheci essa proposta de doação de cabelo após ter cortado D:. Mas estou querendo deixar crescer durante este ano e ano que vem pretendo doar *-*
    Ia indicar os projetos cabelegria e o atitude na cabeça, tenho amigas que doaram para esses projetos e adoraram a experiência!

    Beijos,
    Ana.
    Nk Cherry

    Curtir

    1. Acho que o Cabelegria é um dos mais conhecidos, né?! Mas pesquisando encontrei vários em vários estados, o que é ótimo, pois facilita a doação :)
      Beijão Ana!

      Curtir

  3. Adorei o post! Já pensei em fazer essa doação, especialmente há uns meses atrás quando cortei uma quantidade grande de cabelo, mas aqui em Portugal o tamanho mínimo que aceitam para doação é muito grande (pelo menos para mim) e também não deu para fazer. Fica para outra oportunidade. ;)

    Curtir

    1. Poxa, que pena :/
      Mas dificulta mesmo esse limite do comprimento né?! Mas as instituições tem seus motivos também…
      Enfim, a ideia do post também é incentivar outras formas de colaborar, quem sabe você possa encontrar alguma outra por aí!
      Beijos!

      Curtido por 1 pessoa

  4. Nossa, que post legal!! :)
    No inicio do ano passado, eu estava com o cabelo um pouco mais longo – depois de anos de cabelo curto – e minha intenção era de fato deixar crescer para doar, porém, por pressão de outras pessoas, acabei cortando novamente, adiando esse sonho que eu tenho de um dia poder doar meus cabelos para alguém que precise mais do que eu.
    A sorte é que cabelo cresce – e o meu cresce relativamente rápido!
    Mas ainda tenho esperança de conquistar uma cabeleira e depois doa-la para alguém.

    Curtir

Comente!

