Mandalas de Lã ~ Ojos de Dios

Ojos de Dios, ou, traduzindo, Olhos de Deus são originários do México. Típicos do povo Huichol, é para eles uma ferramenta ritual, um objeto mágico e também um símbolo cultural. Para este povo o Olho de Deus de quatro pontas representa os quatro elementos: Terra, Fogo, Água e Ar. Mas são feitos também com mais pontas, e com formatos simples ou mais complexos.

No ritual Huichol, o Olho de Deus começa a ser feito quando nasce uma criança. Nesta etapa, o pai tece o olho central, e depois são adicionados outros para cada ano de vida da criança até que ela atinja cinco anos de idade.

Os Huichol chamam seus Olhos de Deus de “Sikuli”, que significa “o poder de ver e compreender coisas desconhecidas”. O Olho de Deus traz, portanto, o simbolismo do poder da visão e entendimento do desconhecido.

Os Olhos de Deus são também chamados de Mandalas, pois também apresentam a característica da geometria circular.

De modo geral, a mandala é conhecida como um círculo mágico, já que em sânscrito significa “círculo” e é tida como uma figura que representa o universo. Além disso, são usadas como instrumento de meditação, em expressões artísticas e religiosas e também na psicoterapia, com destaque para os estudos de Carl Jung.

“Toda manifestação artística de uma pessoa é a imagem que surge no espelho da sua alma. Assim o é também a sua mandala que você desenha, pinta, colore, constrói, canta, representa, brinca ou dança.” (Julia Barany)

Refletindo sobre essa afirmação, me lembrei de como realmente as minhas sensações no momento da criação da mandala refletem no resultado. Sentimentos internos se mostram externamente ao se colocarem naquilo que estamos criando. É possível, portanto, utilizar as mandalas como instrumento de auto-conhecimento.

Estas são algumas das minhas mandalas de lã:

Primeira da vida
Primeira da vida ♥
Do mar, e lá perto dele ela ficou
Do mar, e lá perto dele ela ficou…
Especialíssima
Especialíssima *-*
Essa ficou no Parque Augusta! (tem foto dela no post anterior)
Essa ficou no Parque Augusta! (tem foto dela no post anterior)
A que tem dois lados (e 12 pontas!)
A que tem dois lados (e 12 pontas!)

Mais fotos você encontra nesse post aqui. E para conhecer minhas outras mandalas é só dar uma olhada na categoria Minhas Mandalas ^^

Espero que tenham gostado!

Beijos!

Fontes:

http://setasparaoinfinito.blogspot.com.br/2011/10/ojos-de-dios-cultura-dos-huichois.html

http://www.antroposofy.com.br/wordpress/os-efeitos-terapeuticos-e-curativos-das-mandalas/

http://www.significados.com.br/mandala/


					
12 comentários em “Mandalas de Lã ~ Ojos de Dios

    1. Nossa Ana, que lindo isso *-*
      Nunca fiz e claaaaaro que adoraria fazer… Mas com certeza ia precisar de um tutorial ou um professor… Hehehe!
      Já fiquei louca pra fazer!!!
      Beijos!

      Curtir

  1. Oliii! Que saudades de conversar contigo! Vim aqui matar um pouquinho dela e me deparei com essas tuas criações lindas! Eu fiquei encantada pela história relacionada ao nascimento e crescimento da criança. Já que estamos esperando um nenê na família (filha da minha irmã) parece que fez mais sentido ainda. Agora que tu estás cada vez mais inteirada do assunto deve ser muito interessante perceber as nuances de humor presente nelas. Um beijo apertado, e siga criando essas belezuras! :*

    Curtir

    1. Que saudade Kat! Imagino que pra vc com casa nova e tals esse ano também esteja bem agitado, né? Pra mim a coisa anda tão doida que mal consigo me organizar pra postar e acompanhar tudo por aqui… Mas não podia deixar de falar das mandalas que tem sido super importantes pra mim! Adoro saber que vcs também curtem *-*
      Beijão!

      Curtido por 1 pessoa

      1. Menina! Ainda n parei de receber visitas! Hahaha quero saber de ti! Manda um inbox no FB me contando!! Quero saber pra qual endereço uso pra te enviar coisas pelo Correio! :***

        Curtir

  2. Lindas, Lindas, Lindas.
    Com a mente nos estudos aqui, domingo faço concurso, é maravilhoso receber energia boa através de suas imagens e palavras. Muito Obrigada.
    Bom final de semana.
    Flávia

    Curtir

  3. São lindas!
    Eu ainda não conhecia a história… Bem interessante!

    Eu, obviamente, gosto de escrever. Gosto também de desenhar e criar algumas coisas e tenho certeza do quão visível é o estado de espírito em cada coisa que a gente faz!

    Curtir

    1. Obrigada Lari!
      É inevitável esse reflexo do nosso estado de espírito no que fazemos mesmo… Acho que não só no que escrevemos e desenhamos, mas também nas nossas ações e palavras!
      Beijão!

      Curtido por 1 pessoa

Comente!

