Vamos Falar Sobre Democracia

Já disse aqui antes que sou um pouco reservada quando há assuntos polêmicos. Muitas vezes não quero me expor a ataques de pessoas contrárias à minha opinião, e em alguns casos sequer tenho uma opinião formada (porque acredito que pra isso é necessário ter informação, estudo, conhecimento e não apenas sair reproduzindo coisas prontas).

O caso é que hoje fui convidada através desse vídeo a botar a cara no sol.

E pude ver o quanto é importante esse ato, pois quando nos omitimos em assuntos tão importantes, deixamos de contribuir para o diálogo, deixamos de oferecer visões diferentes àqueles que só conhecem o caminho manipulado oferecido pela grande mídia, que “fica falando uma coisa na cabeça dos outros até aquilo virar uma verdade” (Teuda Bara).

Então vou botar minha cara no sol pela DEMOCRACIA.

Como diz o Gregório no vídeo “a democracia precisa ser regada todos os dias”. E a democracia em nosso país é tão novinha… Como podemos tirar a legitimidade de uma eleição com argumentos rasos e insuficientes? Como podemos fechar os olhos para o fato de que o processo de impeachment é regido pelos mais sujos corruptos do Congresso? Como podemos entregar nosso país nas mãos de um vice que tem mostrado sem pudor a sua face golpista e seu desejo pelo poder acima das leis previstas na Constituição?

Posso me arriscar a dizer que muitos de nós estão fazendo isso por ódio. Pela cegueira que o ódio pela presidenta Dilma e pelo PT vem causando. Às pessoas chegam ao ponto de se agredirem nas ruas. Tem gente perdendo o controle.

Mas peço, esqueçam um pouco a questão partidária, esqueçam o desejo ardente de tirar o PT do poder e reflitam: É mesmo válido fazer isso a qualquer custo? É válido substituir os corruptos do PT por corruptos de outros partidos? É interessante colocar no poder pessoas que já indicam um combate aos direitos humanos?

Pense bem em tudo que está em jogo. Olhe um pouco além do seu umbigo.

Sugiro que se faça algumas perguntas e pesquise bem caso ainda não saiba a resposta: Quem está a frente do processo de impeachment? O que essas pessoas ganham com isso tudo? Quais as pautas que essas pessoas apoiam? Quem elas realmente representam? Por que elas defendem a manutenção do financiamento privado de campanha? O que acontece quando uma empresa coloca dinheiro na campanha de um político? Por que a conquista de direitos humanos é uma afronta para essas pessoas?

PENSA, GALERA! Tem muita coisa “estranha” aí no meio. E quando negligenciamos essas informações, negligenciamos o futuro do nosso país.

É sempre bom lembrar que ser contra o impeachment não é ser a favor do governo Dilma, ou do PT. Sou contra o impeachment por ser a favor da democracia. Sou contra o impeachment por não querer entregar o país para políticos que defendem pautas que não me representam (e que não representam a maioria do povo brasileiro que demonstrou, em eleições, qual era a sua vontade).

Sou contra o impeachment porque quero REFORMA POLÍTICA DE VERDADE e não tirar presidente a qualquer custo pra fingir que agora tudo vai ficar bem.

Então vamos falar sobre democracia acima de tudo. Vamos falar sobre política. Mas vamos falar de tudo isso com uma visão mais ampla que não se resume à direita e esquerda, à PT e PSDB, à vermelho e verde e amarelo. Vamos refletir sobre nossas fontes de informação. Vamos observar os interesses que podem estar por trás das ações. Vamos pensar se não somos nós mesmos egoístas em nossas posições políticas. Vamos enxergar as nossas corrupções diárias e tentar minimizá-las. VAMOS LUTAR JUNTOS PELA DEMOCRACIA!

Esse processo não vai ser fácil. Esse processo não vai ser rápido. Nossa, acabei de lembrar de uma música perfeita pra esse momentos do post:

“Rápido a tv te entope de banalidades
Lento uma leitura certeira te dá um levante” 

Continuando… O processo é lento, mas necessário. É um processo que pode nos levar muito além, e que se tentarmos pegar certos atalhos, pode dar muita merda.

Vamos juntos nesse processo pelo fim da corrupção, vamos juntos nesse processo de fortalecimento da democracia. 

Mas vamos pensando na totalidade, vamos cientes de que não é um ato somente que vai transformar toda a realidade. Vamos trabalhar nos espaços que circulamos para transformar aos poucos, melhorar as coisas no nível micro, pra que tudo vá melhorando até chegar no macro. Vamos fazer a nossa parte antes de qualquer coisa.

Por mais críticas que eu tenha sobre o governo Dilma, e por mais que eu saiba que muita gente vai torcer o nariz, selecionei uma frase dela pra fechar esse post:

“Fora do voto popular qualquer governo será sempre a tirania. A tirania dos mais fortes, dos mais espertos, dos mais ricos, dos mais corruptos.” (Dilma Roussef) 

FIQUE ATENTO!

Anúncios

8 comentários em “Vamos Falar Sobre Democracia

  1. Minha amiga Oli, que coisa linde de se ver esse post. Acho que as pessoas estão realmente cegas, com um véu nos olhos, e não percebem que essa cegueira causada a um partido em questão, foi o que alavancou o congresso mais conservador da história. E justamente por isso, que mesmo tendo sido eleita presidenta, a maioria dos deputados que estão no Congresso são contrários aos projetos dela. Acreditam que basta que ela saia de cena, mesmo não tendo nenhuma prova de crime de responsabilidade, corrupção ou qualquer coisa legal que levasse a um impeachment, que as coisas irão melhorar, que outros corruptos cairão também. Ai, chega a me dar uma dor no coração, sinceramente. A Democracia que foi uma conquista herdada por nós, daqueles tantos que sofreram e deram sua vida pela sua implantação, tem se tornado cada vez mais frágil. Eu só espero que essa nova proposta de eleições presidenciais seja aceita, mas pelamordedels, deixar o país nas mãos de Temer e Cunha é assinar o retrocesso. Um beijo grande, e diante de toda essa loucura e discursos de ódio, é muito bom ver que ainda tem gente que pensa como a gente :D :* <3 <3 <3

    Curtir

    1. Lindona, muito bom mesmo ver gente que pensa como a gente *-*
      Muito bom ver gente que enxerga um pouco além da gritaria e dos discursos de ódio.
      Muito bom ver o tema da política estando em pauta, o povo se interessando mais pela questão e buscando compreender.
      Uma pena ainda estarmos tão longe da possibilidade de diálogos racionais entre quem tem posicionamento oposto. Mas creio que um dia teremos educação como prioridade (em todos os sentidos) e isso vai mudar!!!
      Beijos e vamos em frente ;)

      Curtir

  2. Concordo completamente contigo Olívia.
    E te digo que, apesar de tudo o que está acontecendo ao nosso redor, vejo pessoas assim como você, conscientes, que não se prestam a ser mais uma “massa de manobra” nas mãos de políticos ou de emissoras de televisão. E me alegra muito ver que essas pessoas mais “conscientes” são jovens, sangue novo, que tem tudo pra mudar a situação calamitosa em que nosso país se encontra.
    Vamos nós, independente de partidarismos, paixões e politicagens, defender nossos direitos, nosso país, nossa justiça, nosso futuro, nossa democracia!!!
    Se todos nos mobilizarmos, podemos mudar os rumos do nosso país!
    Amei
    Xero

    Curtir

    1. Mari, confesso que eu não tô num momento tão otimista, mas adorei saber que vc tbm tem esse pensamento. Eu ando bem decepcionada por ver ao mesmo tempo muitos jovens com posições conservadoras e egoístas sabe…
      Mas não posso e não vou me deixar abater! Preciso buscar forças nessas pessoas que, como vc, entendem a gravidade da situação e sabem que só unindo forças poderemos lutar pelas mudanças que queremos, que o país precisa!!!
      Beijos e gratidão <3

      Curtido por 1 pessoa

  3. Olívia, você disse simplesmente T-U-D-O o que eu penso sobre esse assunto…a gente não consegue mais conversar com as pessoas sobre isso, elas vem com 3 pedras nas mãos, estamos presenciando a história do Brasil, levando a democracia para o ralo, não existe aos meus olhos uma pessoa ali, (naquele elenco) capaz de bater no peito e dizer que não é corrupto, vejo somente atores, e a democracia ao meu ver está muito, mais muito longe de chegar ao Brasil..O país não possui leis que são suficientes, os políticos são corruptos, os juízes são corruptos, as pessoas são corruptas, está entranhado na cultura, no jeitinho brasileiro (eu odeio este termo)…
    ( Me acalmando…..) Um beijo Olívia e parabéns pelo blog….

    Curtido por 1 pessoa

    1. Fico bem feliz quando as pessoas percebem os acontecimentos e o que está por trás desse momento político do país!!!
      Realmente é algo que está muito enraizado… mas precisamos ter esperança, principalmente na educação como fator de transformação, mas pra isso, é claro, a educação precisa mudar muuuuuito no país, seja quanto às escolas, seja na educação que recebemos dentro de casa.
      Que possamos “nos acalmar” após toda essa revolta inevitável pra poder colocar em prática aquilo que acreditamos :)
      Obrigada, beijos e volte sempre!!!

      Curtido por 2 pessoas

Comente!

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s