Oficina de Aquarela

Nesse fim de semana participei de uma oficina de aquarela no Sesc Thermas, aqui em Presidente Prudente. Foram duas manhãs com o ilustrador Nestor Jr. aprendendo algumas técnicas bem interessantes!

Eu tenho contato com aquarela já faz um tempo, mas sempre foi uma coisa de brincar com as cores e formas, sem compromisso. Em geral eu fazia desenhos abstratos e, claro, mandalas.

Mas essa oficina foi uma oportunidade de aprender um pouco mais algumas formas de “controlar” a tinta. Na aquarela isso é bem difícil, pois em geral tudo se espalha rapidamente. Mas vi que é possível fazer algumas coisas saírem como queremos – ou quase… rsrs!

Acho que o que mais gostei de aprender foi a parte do degradê. Fizemos alguns exercícios e no fim acho que consegui pegar o jeito!

aquarela3
Degradê 
aquarela4
Degradê em esferas

Outra coisa que achei bem legal foi fazer detalhes com água sobre a tinta e depois remover com papel toalha, deixando assim umas marquinhas bacanas.

aquarela1
Os “passarinhos” fiz usando remoção com água, e as ondas com tinta e pincel fininho.

Tivemos também um exercício que pra mim foi o mais difícil: desenhar um “objeto”. Na verdade eram folhas, flores e galhos que deveríamos tentar reproduzir. Logo de cara já fiquei preocupada com a proposta, pois não é algo que costumo fazer e não me sinto a vontade… Mas como estava lá pra me divertir, botei a mão na massa no pincel. Primeiro fizemos da forma que veio na cabeça e depois contamos com algumas dicas do Nestor. Eis o meu resultado:

collagefolhas
Na esquerda, o primeiro desenho, sem dicas; na direita o segundo, com dicas.

Olha, apesar de não ter ficado “uau, que lindo”, achei que melhorou bastante do primeiro pro segundo. No fim foi um exercício não só relacionado ao desenho, mas a um entendimento de mim mesma, pois pude observar esse apego que muitas vezes temos de fazer a coisa “correta”, “perfeita”, “do jeito que tem que ser” e a dificuldade de se deixar levar um pouco, de trabalhar de forma mais leve, sem tanta cobrança.

Bom, não é com uma oficina que vou simplesmente ficar “craque” – seja na aquarela, seja nas coisas da vida – mas foi bem interessante e o aprendizado é sempre válido!

Beijos!

oliviaparablog

9 comentários em “Oficina de Aquarela

  1. Adorei, Olivia! Faz pouco tempo que eu comecei a “brincar” com a aquarela e adoraria uma oficina assim. Como ainda não tive, fico assistindo a alguns tutoriais e fazendo uns estudos por conta própria. Tem dado certo, para coisas bem básicas… Aos poucos, vamos desenvolvendo, né?! Boa sorte e divirta-se sempre :)

    Curtir

    1. Que legal, Lari!
      Já vi alguns tutoriais também, tem muita coisa legal por aí :)
      Sim, é um processo de tentativa, erro, aperfeiçoamento… O importante é que seja divertido, realmente!
      Beijo!

      Curtido por 1 pessoa

    1. Também tenho esse sonho… kkkk
      Por enquanto eu só brinco disso, e é bem legal, recomendo!
      Desapega do “saber” e tenta o “experimentar”, a experiência sempre pode trazer algo de bom :)

      Curtido por 1 pessoa

Comente!

